sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Quero ser podologo!


Você quer ser um podólogo?Sim!
Então continue lendo, porque o texto vai tirar-lhe as dúvidas, em relação a podologia

Quem é o podólogo?
"Aquele que se dedica ao exame e cura das doenças do pé"
Fonte: Dicionário Michaelis

História:

O termo Podologia origina-se do grego arcaico tendo por prefixo '''Podos''' = Pé, Pés e sufixo ''Logos'' = tratado, estudo, conhecimento. Formando então Podologia: nome da ciência que trata do estudo dos pés. Podologista/podiatra - termo obviamente com as mesmas origens que designa a pessoa que aplica terapia nos pés, com estudo superior ou técnico - científico adequado em Podologia, aprofundado da anatomia, fisiologia, podopatias e conhecimento biomecânico dos pés.
Podologia é um ramo auxiliar da área da saúde cuja atuação concentra-se na anatomia e fisiologia dos pés. Desenvolve conhecimento biomecânico do tornozelo e dos pés, a fim de compreender a marcha e os problemas que a dificultam, podendo desta forma, implementar tratamento prescrito por profissionais da área médica.
 O que é ser um podólogo?
Podólogos são aqueles que cuidam e atuam na investigação, prevenção, prognóstico da saúde e estética dos pés, e tratam problemas nas unhas, como encravação, infecção, calos, fissuras, bolhas e úlceras micóticas. Também podem tratar de calos nos calcanhares e problemas na sola do pé. Higieniza e reforma unhas quebradas, desencrava-as e mantém o pé limpo. O podólogo utiliza-se de instrumentos cortantes e órteses (para correção das unhas). E com especialização em posturologia e  pode confeccionar palmilhas de correção postural
Quais as características necessárias para ser podólogo?
Para ser um profissional apto, é necessário que saiba fazer uso dos instrumentos de trabalho típicos, como lâminas de corte, brocas, agentes químicos, todos os processos higienização e esterilização, além de ter noção dos medicamentos de uso tópico. Além disso, como pode vir a montar uma clínica, o podólogo precisa ter conhecimento de marketing, administração, qualidade dos serviços e atendimento personalizado.
Qualidades que o podóloga deve ter?
busca por novos conhecimentos constantemente
responsabilidade
boa comunicação
boa aparência
boa disposição física
boa visão
autocontrole
atenção a detalhes
agilidade
flexibilidade
concentração
disciplina
habilidade manual
interesse pelas ciências
método
paciência
 higiene pessoal e no ambiente de trabalho
Qual a formação necessária?
Para exercer a profissão, um podólogo necessita fazer cursos de especialização, técnico ou de formação. Algumas Instituições oferecem o Curso de Qualificação Profissional de Pedicuro e, após a conclusão desse, o Curso de Complementação de Técnico em Podologia, com duração de 650 horas..
 Algumas faculdades, como a São Camilo e o Colégio Técnico Santa Maria Goretti também oferecem cursos técnicos de podologia, com duração de 1450 horas., Também é reconhecido o Curso Técnico de 1200 hs, habilitando o aluno a ser um profissional com clínica própria, bem como a trabalhar como profissional multidisciplinar em consultórios médicos.Os curso do SENAC e outras escolas.
 Em São Paulo  no ano de 2008 foi criado o primeiro curso de graduação em nível superior (Graduação Tecnológica em Podologia), na Universidade Anhembi Morumbi, integrante da rede mundial de universidades "Laureate International Universities".
Desta forma o Brasil conta com podólogos graduados de nível superior, podendo prosseguir seus estudos em pós graduações, mestrado e doutorado.
Graduar-se em Podologia, no Brasil, exige que o aluno passe em um processo seletivo e depois se matricule para estudar durante dois anos, 2880 horas/aula, podendo ao fim do curso receber um diploma de Graduado em Podologia.
O Curso de Podologia da Universidade Anhembi Morumbi foi aprovado pelo [[MEC]] - Ministério da Educação e Cultura, através do CONSUN 011/07 de 13/08/2007.
Já no estado de Santa Catarina existem vários cursos de referencia no SENAC em Florianópolis, Instituto Fhiladelfia em Itajaí, este aprovado pela CEE, secretária de Educação.

Importante: Se você esta interessado em fazer o cursos de podologia verifique primeiro se o curso esta devidamente autorizado pelo conselho de Educação de seu a Estado. Como em alguns Estado a Vigilância Sanitária é o órgão que emite o alvará de funcionamento, ela  esta exigindo o curso Técnico de 1200 horas, Então faça no mínimo o curso Técnico com 1200horas, para você exercer a podologia sem problemas.
Cuidado com cursos oferecidos pela internet " on line", este não formam são os chamados cursos livres






4 comentários:

biscaia2009 disse...

PARABÉNS, pela iniciativa de criar uma ferramenta que fara cada vez mais divulgar a Podologia junto a nossa sociedade, visto que a mídia ainda se recusa a fazer debates sobre a profissão, mostrando a valor de um procedimento podologico, ainda acham que se refere a uma manicure profissão de embelezamento e nao de tratamento. Bem vamos divulgar mais a utilidade de um Podólogo.

Meu querido diário! disse...

Estou precisando de profissional que queira ser meu parceiro no salão. Qualquer interesse favor entrar em contato: 48 3241-9979
Pamela

Meu querido diário! disse...

Corrigindo o telefone: 48 3241-9970
Grata.

Centro Estético Ana Carolina Scandolara disse...

Estou precisando de profissional que queira ser meu parceiro. tenho uma sala de estetica no centro de florianopolis e estou com duas sala para alugar. Qualquer interesse favor entrar em contato: 48 99347860 tim ou 84293120 oi

Att Ana Carolina Scandolara